Setor é responsável por zelar pela imagem do cliente e intermediar possíveis conflitos com a mídia
Quando se escuta falar de assessoria de imprensa muitas pessoas imaginam que esse gerenciamento é direcionado a grandes corporações e órgãos públicos, o que não é verdade. A assessoria de imprensa é moldada de acordo com o tamanho do cliente e é importante para todos os níveis de empresas e empreendimentos.
A assessoria de imprensa representa uma grande fração da estratégia de comunicação dentro de uma organização, pois é ela quem cuida da imagem do cliente e faz a intermediação entre a empresa e a mídia ao mediar conflitos, agendar entrevistas, divulgar ações e muito mais.
Pequenas e médias também precisam se preocupar em ter uma assessoria de imprensa, pois é através dela que os projetos desenvolvidos na organização ganham espaço na internet, redes sociais, TV, rádio e jornais. Além disso, o assessor é responsável por atualizar e alimentar o site institucional, além de elaborar um plano de comunicação para o crescimento e visibilidade da empresa.
Os pacotes de assessoria de imprensa variam de acordo com o volume de trabalho e tamanho da empresa. Há agências de comunicação que oferecem pacotes completos, que integram equipes de assessoria, gestão de tráfego e redes sociais. Para uma empresa de pequeno porte é aconselhável manter minimamente um site no ar com uma aba de notícias atualizada sobre as atividades e projetos da companhia, bem como páginas organizadas e com postagens frequentes nas principais redes sociais. O trabalho do assessor nesses casos é focado em conteúdo e follow up, que é o contato direto com jornalistas do setor que possam se interessar pelo assunto de domínio do cliente.
A implantação de uma assessoria de imprensa é indicada para empresas que queiram crescer no mercado e construir uma presença digital e de mídia, bem como pessoas que queiram se tornar fontes para entrevistas e matérias sobre a área que atuam, se tornando ao longo do tempo autoridades notáveis naquele tema.
Para a organização de uma boa assessoria de imprensa é indispensável a contratação de profissionais experientes da área de comunicação, como jornalistas, fotógrafos, social media, entre outros. É recomendado evitar a contratação de pessoas amadoras para este setor devido à alta complexidade de alguns fatos que possam surgir com o cliente, como gafes e escândalos, exigindo do assessor trato adequado com a imprensa.
Precisa de ajuda para implantar uma assessoria de comunicação de qualidade no seu negócio? A Parola pode te ajudar, temos profissionais com ampla experiência de mercado prontos para desenhar um plano exclusivo para sua empresa. Entre em contato agora mesmo.